O Festivel de Cannes é um dos festivais de filmes mais conhecidos e prestigiados do mundo. Lá são apresentados filmes de qualidade indubitável e de valor artístico incomparáveis. Mas ter sido indicado a concorrer ao Cannes basta para fazer do filme um filme bom? A crítica abaixo fala sobre a indicação de Cosmopolis, filme de David Cronenberg onde nosso querido Robert Pattinson estrela, apontando como somente ter sido indicado ao Cannes não significa automaticamente que seja um filme bom. Leiam e depois comentem:
Então, agora que o filme de Robert Pattinson vai ser apresentado no Festival de Cannes, isso o certifica como bom ou que temos de levá-lo mais a sério?
-Xtina, através da caixa de entrada
Você fala do drama Cosmopolis; nós sabemos que este filme é extremamente importante porque não é baseado em um simples romance, mas um pedaço de literatura… alta literatura envolvendo metáforas para o fracasso e perda. E, sim, este filme está em exibição no festival mais prestigiado do mundo. Mas nada disso garante que o filme é bom…
Minha prova? A história do Cannes si. Cannes pode ser um festival de cinema importante, e esse festival acontece na meca cultural da França. Mas isso não significa que tudo que se mostre no Festival de Cannes é fenomenal
Afinal de contas, sabe o que mais está sendo apresentado em Cannes este ano?
Madagascar 3.
Sinto muito, o correto é Madagascar 3: Europa Most Wanted.
Outros filmes que têm sido apresentados no Festival de Cannes nos últimos anos incluem Kung Fu Panda, Kung Fu Panda 2, Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal; Treze homens e um novo segredo; Piratas do Caribe: On Stranger Tides, X-Men: O Confronto Final; O Código Da Vinci; Wall Street: O Dinheiro Nunca Dorme e Arrasta-me para o Inferno.
Então porque é que Cannes ainda é considerado o festival mundial de cinema mais prestigiado? Devido à forma como ele divide os filmes em sua programação. Todos os filmes que acabei de mencionar acima, não incluindo Cosmopolis, foram mostrados em uma categoria chamada ‘Fora de Competição’. Essa categoria é essencialmente reservada como uma vitrine para os estúdios que procuram angariar publicidade e ter algum tempo de tapete vermelho para suas estrelas.
Cosmopolis, entretanto, está sendo mostrado na competição. Isso significa que pelo menos algumas pessoas em Cannes acham que tem algum mérito quanto uma declaração artística.
No entanto, mesmo esse status que não significa que Cosmopolis é bom. Quer ver alguns outros filmes que têm aparecido na competição? Que tal o filme de Gus Van Sant, Restless, um filme de Mia Wasikowska que supostamente era para ser uma estréia espetacular da atuação do filho de Dennis Hopper, Henry? Os críticos decidiram o contrário.
Outros filmes recentes que competiram em Cannes incluem A Troca de Angelina Jolie, que recebeu críticas mistas, Fast Food Nation, que fez ainda pior com os críticos e público, e Southland Tales. Se lembra desse? Não?
Dito tudo isso, aqui está o que uma seleção na competição de Cannes significa: Alguém lá fora pensa que Cosmopolis tem mérito artístico e potencial para grandes prêmios. Se você concorda já não é garantido.
Fonte: foforks.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário